Vocês podem até estranharem o título do post, mas garanto que vão gostar, pois é um tema de interesse geral - pra não dizer - de utilidade pública. Entra ano e sai ano, e sempre desejamos mudar os hábitos, cuidar mais da saúde, do corpo, melhorar a alimentação, parar com o refrigerante, cortar os doces em excesso, etc. Não sei se é porque estou focada nisso que agora percebo as pessoas ao redor se movimentado pra cuidar da saúde, ou se simplesmente 2012 parece ser um ano que todo mundo decidiu fazer diferente. Já faz três meses que eu mudei minha rotina em relação à isso, e a cada dia me sinto mais estimulada e continuar melhorando.
O fato é que ontem eu estava folheando a revista Criativa e me deparei com uma matéria intitulada "matemática aplicada" que mostrava números equivalentes a quantidades de coisas que podem ser incorporados no nosso dia a dia e além de melhorar a saúde, previne várias doenças. Apesar de muita coisa já ser do conhecimento de muita gente, achei tão bacana, simples e fácil que achei válido compartilhar aqui com vocês, espero que gostem.
400 gramas é a porção mínima de frutas, verduras e legumes que se deve comer por dia. Na prática significa um prato raso de salada de folhas, uma porção(cerca de 80 gramas) de hortaliça cozida, como cenoura, e três frutas médias, como banana e maça. Vegetais contém nutrientes essenciais.
2 xícaras de chá verde em pó solúvel ajudam a perder peso, além de outros benefícios, conforme constatou alguns especialistas. Consumido antes do exercício físico ele colabora para que a gordura seja usada predominantemente como fonte de energia. De toda forma, o chá também adianta pra quem não se exercita. Na versão in natura, e não em pó(concentrada), a medida sobe para 1 litro de chá, feito com 6 colheres cheias da folha.
15 minutos de risadas intensas, daquelas que fazem até doer o estômago, aumentam e até 10% a tolerância do organismo à dor. Segundo estudos, o segredo pode estar na endorfina. Assim como a atividade física, a gargalhada libera doses desse neurotransmissor, que tem ação similar à de um analgésico natural.
30 minutos diários, cinco dias por semana. Essa é a quantidade de atividade física necessária para controlar a tendência genética a obesidade. E se engana quem pensa que é preciso malhar feito uma louca para obter benefício. Em um estudo no Reino unido, os participantes não eram maratonistas ou ratos de academia e mesmo assim, sentiram os efeitos em exercícios simples como caminhar, andar bicicleta, etc.
4 xícaras de cafézinho por dia podem reduzir em até 20% o risco de sofrer de depressão, segundo estudo em Harvard. O estudo ainda indica que o café tem efeito protetor contra distúrbios neurodegenerativos - certamente, graças à cafeína. estimulante do sistema nervoso central. Mas, em excesso, o café reforça sensações de ansiedade e causa insônia.
171 gramas de frutas ou legumes de polpa branca diariamente - o equivalente a uma maça de tamanho médio a grande - contribuem para a diminuição do risco de um acidente vascular cerebral (AVC). Valem também para pera, pepino e couve-flor.
40 mastigações para cada porção de alimento podem significar uma ingestão calórica até 12% menor por refeição. Em um estudo chinês , quem fez essa quantidade de repetições - em comparação a quem mastigou 15 vezes(número tido como o usual) - apresentou níveis menores de grelina hormônio que estimula o apetite, e maiores de colecistocinina, responsável pela sensação de saciedade.
80 por cento das radiações solares ultrapassam as nuvens. Por isso é importante usar filtro solar mesmo em dias nublados.
35 calorias a 40 é quanto 1 quilo de músculo consome de energia por dia, enquanto 1 quilo de gordura, gasta de cinco a seis. Ou seja, quem tem mais massa muscular mantém a forma com maior facilidade. A prática ainda estimula a formação de massa óssea e previne a osteoporose. Corre pra musculação!
80 centímetros é a medida máxima considerada saudável da circunferência abdominal. Acima disso, aumenta significativamente o risco de doenças coronarianas. Se passar de 88 centímetros o risco é ainda mais contundente.
1 taça de vinho (150 mililitros) por dia previne doenças cardíacas. Uma pesquisa de Harvard constatou o consumo de 15 a 30 gramas de álcool - que equivale justamente a uma taça de vinho - de cinco a sete vezes por semana, protege a mulher de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Só não vale passar dessa cota, aí o risco aumenta.
Matéria reprodução: Revista Criativa, por Suzel Tunes
São coisas super simples de incorporar no nosso dia a dia que podem causar uma diferença grande na nossa qualidade de vida né? Dessa lista, o que eu ainda preciso de reforço é a questão da mastigação, pois como muito rápido, a taça de vinho diária e o café que tomo muito pouco e raramente. O resto eu já aderi e pretendo manter super firme!!
Gostaram das dicas meninas? Comentem!!
Beijos!!